Seu carrinho está vazio no momento!
CRIAÇÃO DE GATOS; COM OU SEM ACESSO A RUA?
Formas de criação de gatos: indoor ou com acesso à rua?
Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o termo ‘criação indoor’, mas o que isso significa? Criar seu animal o tempo todo ou sua maior parte dentro de casa, sem acesso livre à rua. Há um mito de que gatos precisam dar uma voltinha para seu bem-estar, visto que são animais naturalmente caçadores, mas isso pode trazer vários malefícios.
Estudos comprovam que felinos com acesso à rua vivem em média 8 anos, enquanto os gatos que têm uma vida indoor vivem em média 16 anos, podendo em muitos casos viverem até mais.
Na rua há vários perigos inevitáveis como atropelamentos, ataques de cães ou outros animais, maus tratos, reprodução descontrolada, gerando um aumento grande na população errante felina, além de brigas entre gatos, o que gera uma grande possibilidade do seu gatinho contrair FIV (Vírus da imunodeficiência felina) e FeLV (Vírus da Leucemia Felina).
Mesmo em locais pequenos, como apartamentos, há diversas opções de enriquecimento ambiental, que irá entreter seu gato e proporcionar uma boa qualidade de vida. A natureza do gato é de querer controlar o ambiente e ver as coisas do alto, então investir em prateleiras onde ele possa escalar será muito eficaz. Arranhadores feitos especialmente para gatos também valem como uma forma de distração, além de salvar o sofá de casa.
Existem vários tipos de brinquedos elaborados de acordo com o gosto de cada animalzinho, alguns contêm uma substância chamada Cat Nip ou erva do gato, que gera muito prazer para o animal e proporciona um momento de muita diversão.
Além dessas dicas é fundamental que se castre o animal para garantir que ele fique mais calmo e sem muita necessidade de sair do seu ambiente para procriação. Quanto à casa, o ideal a se fazer é telar ou colocar grades nas janelas e espaços por onde o gato possa passar, além de tomar cuidado para não deixar portas abertas e permitir sua fuga.
Diante dos fatos, o melhor é preferível para a criação indoor e evitar ao máximo que seu gato tenha acesso livre à rua, garantindo sua segurança e bem-estar. Lembre-se que é muito importante fornecer uma boa ração, manter as vacinas atualizadas e fazer visitas periódicas ao veterinário para acompanhamento. Seguindo essas dicas seu gatinho com certeza terá muita saúde e bem-estar!
Dra. Renata Bueno